Como habilitar a aceleração de Hardware no VMWare no Linux

Aceleração de Hardware VMWare no Linux


Eu dou aulas de informática na empresa onde trabalho alguns dias da semana e lá, eventualmente tenho de usar o Windows por conta do tipo do curso dado, mas como não tenho a intenção de fazer um dualboot no meu computador só para dar algumas aulas por semana resolvi usar o VMWare para tal, o VirtualBox me parece ter maior desempenho usando Linux, entretanto, quando o sistema virtualizado é o Windows tenho a impressão de melhor desempenho do VMWare.


De qualquer forma, apesar de instalado e funcionando de maneira satisfatória o VMWare Player insistia em não reconhecer a aceleração de Hardware no meu Notebook com placa Intel usando o Ubuntu 14.04.3 LTS, mas eu encontrei a solução e agora vou compartilhar com você.

Além de marcar a opção de aceleração 3D nas configurações da sua máquina virtual você deverá fazer uma pequena mudança.

aceleração de hardware ubuntu

O aviso de falta de aceleração gráfica a que me refiro é semelhante a este abaixo:

Aceleração gráfica

O que acontece é justamente o fato do VMWare não reconhecer o driver instalado, por isso precisamos tirá-lo do blacklist da aplicação, no meu caso estarei usando o Ubuntu e o GEDIT (editor de textos), mas pode ser qualquer um outro.

Abra o terminal e cole este comando, ele vai abrir um arquivo de texto para editar as configurações dos drivers do VMWare.
gedit ~/.vmware/preferences
Dentro do arquivo que se abrir cole a seguinte linha no final do arquivo:
mks.gl.allowBlacklistedDrivers = TRUE
VMWARE

Apenas cole a linha ao final do arquivo e salve, problema resolvido, teste a sua máquina virtual novamente.


CREDITOS:



Comentários

Postagens mais visitadas