Grub Customizer: como modificar o boot do Ubuntu

Grub-Customizer permite editar as entradas do Grub2!Quando se ins­tala o Ubuntu, o ar­ranque do com­pu­tador fica al­te­rado com uma pe­quena apli­cação cha­mada Grub2 que, ba­si­ca­mente, apre­senta a lista de sis­temas ope­ra­tivos, no­me­a­da­mente o Win­dows e o Ubuntu, para o uti­li­zador es­co­lher qual ar­rancar.
Esta fer­ra­menta é, por isso, ex­tre­ma­mente im­por­tante para o seu com­pu­tador, prin­ci­pal­mente se tem o Ubuntu em dual-boot com o Win­dows, pois é através dela que é pos­sível es­co­lher qual o sis­tema ope­ra­tivo ar­rancar.
Apesar de ser uma fer­ra­menta im­por­tante, esta nova versão do Grub2, apre­senta graves pro­blemas de per­so­na­li­zação. Al­terar a ordem ou re­mover en­tradas é algo ex­tre­ma­mente com­pli­cado para um uti­li­zador normal. Assim, neste ar­tigo é apre­sen­tada uma apli­cação que tor­nará todo este pro­cesso sim­pli­fi­cado!
Diferenças antes e depois de usar o Grub CustomizerA apli­cação que torna todo este pro­cesso de per­so­na­li­zação do Grub2 bas­tante sim­ples, chama-se Grub Cus­to­mizer e foi criada por Da­niel Ri­chter com o sim­ples in­tuito de sim­pli­ficar o pro­cesso de al­te­ração das pro­pri­e­dades do Grub2, que ou­trora sempre foram via ter­minal e edição de fi­cheiros (tal como pode ver neste ar­tigo bas­tante po­pular no ubun­tued).
O GrubCustomizer permite mudar a ordem e pôr o Windows em primeiro lugarAssim, o Grub Cus­to­mizer, veio com­bater o grave pro­blema que esta nova versão do Grub2 acar­re­tava desde que ela foi criada. Esta apli­cação, para além de per­mitir, muito fa­cil­mente através de ja­nelas, re­mover li­nhas de en­trada do Grub2 (por exemplo os testes de me­mória), per­mite também editar a ordem das vá­rias en­tradas, por exemplo, pôr o Win­dows em pri­meiro lugar.
A mudar o sistema operativo padrão do Grub2Para além destas duas fun­ci­o­na­li­dades que são o mo­tivo deste ar­tigo, o Grub Cus­to­mizer ainda per­mite editar al­gumas pro­pri­e­dades do Grub2, no­me­a­da­mente e entre ou­tras, a re­so­lução do mo­nitor, o tempo de es­pera, o sis­tema ope­ra­tivo pre-de­fi­nido, entre muitas ou­tras op­ções.

Ins­ta­lação

Ac­tu­al­mente esta ex­ce­lente apli­cação ainda não está dis­po­nível nos re­po­si­tó­rios do Ubuntu, mas creio que, pela sua uti­li­dade, es­tará em breve nas pró­ximas ver­sões do Ubuntu. Assim, como so­lução, para ter o Grub Cus­to­mizer ins­ta­lado, de­verá abrir o ter­minal e es­crever o co­mando se­guinte para que o seu Ubuntu adi­cione o re­po­si­tório ofi­cial da apli­cação para poder tê-la ins­ta­lada e ter sempre ela ac­tu­a­li­zada.
sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:da­ni­el­ri­ch­ter2007/grub-cus­to­mizer && sudo apt-get up­date
De­pois de ter exe­cu­tado o co­mando, para ins­talar a apli­cação basta clicar no botão se­guinte ou es­crever o se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall grub-cus­to­mizer
De­pois do pro­cesso de ins­ta­lação estar con­cluído, a apli­cação fica ime­di­a­ta­mente dis­po­nível para uti­li­zação. Assim, para a abrir, de­verá na­vegar nos menus da se­guinte ma­neira Apli­ca­ções →Fer­ra­mentas →Grub Cus­to­mizer.

Como per­so­na­lizar o Grub2?

Quando se abre o Grub Cus­to­mizer, é apre­sen­tada a sua ja­nela com a lista de en­tradas que o seu Grub2 tem actualmente.​Poderá ime­di­a­ta­mente al­terar op­ções, no en­tanto, elas só terão efeito de­pois de efec­ti­va­mente as aplicar, ou seja, de­pois de clicar no botão “Gravar”, tal como pode ver na imagem se­guinte:
Depois de fazer as devidas modificações, tem de clicar no botão Gravar!Cada en­trada apre­sen­tada na ja­nela tem as­so­ciada um visto que iden­ti­fica como ac­tiva ou não, ou seja, como vi­sível ou não. Assim, para es­conder (re­mover) al­guma en­trada, basta tirar o visto dela. Por exemplo, eu nunca uti­lizo os testes de me­mória e se você também não, então re­co­mendo que faça como eu: tire os vistos dos testes de me­mória, tal como na imagem se­guinte:
A remover os testes de memóriaEn­tre­tanto, e antes de apre­sentar ou­tras fun­ci­o­na­li­dades, se quer apenas re­mover en­tradas dos vá­rios Ker­nels do Ubuntu, re­co­mendo que veja o ar­tigo do link se­guinte. Este ar­tigo, para além de re­mover as en­tradas do Grub2 au­to­ma­ti­ca­mente, ainda fará com que você re­cu­pere muito es­paço ocu­pado em disco:
Para além de poder re­mover li­nhas do Grub2, esta apli­cação ainda per­mite mo­di­ficar a ordem delas. Isto é muito im­por­tante para aqueles uti­li­za­dores que fazem mais uso do Win­dows que do Ubuntu. Assim, nesse caso, talvez seja me­lhor al­terar a ordem e até o sis­tema ope­ra­tivo pa­drão. Para al­terar a ordem, basta se­lec­ci­onar a linha que quer mover e clicar nos bo­tões que têm setas, tal como se pode ver na imagem se­guinte (ou até pelo vídeo mais abaixo):
A reorganizar as entradas do Grub2Quanto à es­colha do sis­tema ope­ra­tivo pa­drão, esta apli­cação também tem uma série de op­ções muito im­por­tantes que devem ser re­fe­ren­ci­adas. Ao clicar no botão Pre­fe­rên­cias, apre­sen­tado na imagem acima, apa­rece uma ja­nela com mais um con­junto de op­ções. Entre as vá­rias op­ções, existe uma cha­mada “En­trada Pa­drão”. Nesta parte, o uti­li­zador pode es­co­lher uma opção de entre dois con­juntos. Estes dois con­juntos têm al­gumas par­ti­cu­la­ri­dades im­por­tantes de devem ser re­fe­ren­ci­ados:
  • Se es­co­lher uma opção do lado es­querdo, em que é uma es­colha por po­sição, então o Grub2 irá sempre se­lec­ci­onar a opção que tiver na­quele sítio em con­creto o que sig­ni­fica que se a lista mudar (por exemplo com uma ac­tu­a­li­zação do Kernel do Ubuntu), é pro­vável que essa en­trada faça o Grub2 ar­rancar com algo di­fe­rente do normal. Por isso, esta opção im­por­tante para quando tem o Ubuntu em pri­meiro lugar, em que você es­colha a opção “En­trada 1 (por po­sição)” e, assim, sempre que ac­tu­a­lizar algum kernel, o Grub2 es­colhe sempre esse ac­tu­a­li­zado. Já pelo con­trário, se pre­fere es­co­lher como pa­drão o Win­dows, é pre­fe­rível uti­lizar a opção do outro con­junto;
  • O se­gundo con­junto de op­ções, as do lado di­reito, serve para es­co­lher um sis­tema ope­ra­tivo em con­creto. Assim, mesmo que haja al­te­ração da lista do Grub2, a es­colha é sempre a mesma. É então in­di­cada quando quer ter o Win­dows como opção pa­drão e não é in­di­cado es­co­lher uma destas op­ções quando tem o Ubuntu como opção pa­drão, pois se houver al­guma ac­tu­a­li­zação do Kernel, vai estar a ar­rancar com uma de­sac­tu­a­li­zada (a que es­co­lheu e não a que foi ins­ta­lada pos­te­ri­or­mente).
A mudar o sistema operativo padrão do Grub2
Por fim, o Grub Cus­to­mizer ainda apre­senta ou­tras op­ções que o Grub2 dis­po­ni­bi­liza para per­so­na­li­zação, no­me­a­da­mente a re­so­lução e cores de fundo. Esta úl­tima opção, das cores, tal como pode ver pelo vídeo de­mons­tra­tivo deste ar­tigo, não surtiu efeito no meu com­pu­tador, no en­tanto, acre­dito que seja um pro­blema que será re­sol­vido ra­pi­da­mente.

Vídeo De­mons­tra­tivo



https://www.youtube.com/watch?v=t6ZspdpFvtQ



A uti­li­zação de uma apli­cação destas deve ser feita com o má­ximo de cui­dado, pois ela muda op­ções bas­tante sen­sí­veis e caso se en­gane a fazer algo, ar­risca-se a não con­se­guir ar­rancar com ne­nhum sis­tema ope­ra­tivo (por exemplo, se re­mover todas as op­ções!). Assim, se ainda tem al­guma dú­vida re­fe­rente a esta ma­téria, veja o vídeo se­guinte. Este vídeo foi criado es­pe­ci­al­mente para si e de­monstra a al­te­ração das vá­rias op­ções e os efeitos que elas causam:
 CREDITOS


Re­fe­rên­cias:

Comentários

Postagens mais visitadas